Análise de mercado

Varejo de livros em 2016 teve queda acentuada, aponta IBGE

Você é do perfil que ao invés de comprar um jornal ou revista no jornaleiro, prefere consumir conteúdo online? E quanto aos livros físicos, prefere ler em e-reader? Pois é. O IBGE revelou os resultados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) referente ao mês de dezembro de 2016 e o resultado no varejo de livros não foi nada bem. Das oito categorias analisadas, o segmento de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria foi o que levou o maior tombo. No ano, acumulou perdas de 16,1% em seu volume de vendas, comparado a 2015.

Em geral, o comércio recuou 2% no volume de vendas na comparação com o mês de novembro. No acumulado do ano a queda foi de 6,2% sobre os valores registrados no mesmo período de 2015.

A grande queda sofrida no varejo é a mais acentuada do histórico. Ela também aponta que, “além da redução da renda real, a trajetória declinante desta atividade vem sendo influenciada, em especial no que tange a jornais e revistas, por certa substituição dos produtos impressos pelos de meio eletrônico”.

As unidades da federação que registraram as maiores quedas no segmento foram o Ceará (-21,6%), Distrito Federal (-20,2%), São Paulo (-18,6%), Paraná (-18,5%) e Rio de Janeiro (-17,5%).

Comentários

comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos

No FAZMELER, você encontrará informações sobre o mundo dos livros, nacionais e internacionais, premiações e concursos, adaptações literárias, tendências, discussão e opinião.

Somos uma equipe apaixonada por livros que decidiu reunir conteúdo literário em um só lugar

Subscribe

Estamos no facebook

Copyright © 2017 FAZMELER. Reproduza citando a fonte. Alguns direitos reservados.

To Top
Download Premium Magento Themes Free | download premium wordpress themes free | giay nam dep | giay luoi nam | giay nam cong so | giay cao got nu | giay the thao nu

Quer receber nossa newsletter?

Prometemos não lotar sua inbox.

 

Relaxe! O conteúdo é breve e selecionado a dedo ;)

Facebook

Twitter

VALEU!

LEIA À VONTADE

Quer receber nossa newsletter?

Prometemos não lotar sua inbox.

 

Relaxe! O conteúdo é breve e selecionado a dedo ;)

Facebook

Twitter

VALEU!

LEIA À VONTADE